quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Porque viajar/investir no nordeste?

O Nordeste cresce mais que o Brasil e ganha poder econômico

A região já tem um poder de compra estimado em quase 450 bilhões de reais. Mas, com uma classe média que deverá alcançar 50% da população em cinco anos, sua ascensão está apenas no começo


São Paulo - No momento em que a economia do brasil caminha de lado e cheia de incertezas, com previsão de crescimento de pouco mais de 2% neste ano, o Nordeste ganha corpo na mira das empresas. O produto interno bruto da região no ano passado teve expansão de 3% — é pouco, mas foi mais que o triplo da média do país.

Ali, onde vive mais de um quarto da população brasileira, a classe média foi engrossada em 20 pontos percentuais na última década, alcançando 42% dos habitantes. A classe A também ganhou agregados e saltou de 5% para 9% desde 2002.

Com o objetivo de discutir o potencial da região, foi realizado no dia 13 de agosto, em Recife, o primeiro EXAME Fórum Nordeste. O evento reuniu políticos locais e executivos de empresas com atuação na região. Estiveram presentes os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco, Jaques Wagner, da Bahia, Ricardo Coutinho, da Paraíba, e Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte. O governador paraibano ressaltou que há um espírito de colaboração entre os estados nordestinos. “Temos um interesse comum e, se juntarmos esforços, poderemos ampliar essa fronteira de desenvolvimento do país”, disse Coutinho. Pelo setor privado, participaram dos painéis de discussão presidentes de companhias como Boticário, Walmart, Whirlpool, Alesat, Eletro Shopping e Três Corações.

Para as empresas ficou uma certeza: quem quer crescer no país precisa estar no Nordeste. “A região responde por mais de 30% do consumo de cosméticos no Brasil e tem grande potencial de expansão”, disse Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário. “Muitos dos produtos que lançamos pensando no consumidor nordestino viram sucessos nacionais.” O poder de consumo nessa parte do Brasil tem muito espaço para evoluir. “Em cinco anos a classe média nordestina deverá superar os 50% da população”, diz Renato Meirelles, presidente da empresa de pesquisa Data Popular, que apresentou um estudo inédito no evento. Os números são animadores: o poder de compra dos nordestinos já chega quase a 450 bilhões de reais, valor que corresponde à economia de países como Peru e República Checa. 

Apesar dos desafios estruturais, como logística precária e escassez de mão de obra qualificada, e dos problemas sociais, o otimismo predomina na região. “As maiores oportunidades de negócio nos próximos anos estão em cidades médias, com até 500 000 habitantes”, disse Claudio Porto, presidente da consultoria de gestão Macroplan, que fez a palestra de abertura do fórum. “Atualmente, elas são a parte mais dinâmica do Nordeste.” O varejista Walmart identificou esse potencial há nove anos, quando comprou a rede Bompreço — empresa nordestina que pertencia ao grupo holandês Royal Ahold — por 300 milhões de dólares. Quase metade das 557 lojas do Walmart no país está na região. “Entramos no lugar certo, na hora certa”, disse José Rafael Vasquez, vice-presidente comercial do Walmart. Os resultados obtidos justificam o foco da rede no Nordeste. Cerca de 28% da renda dos nordestinos é destinada à alimentação, enquanto a média nacional é de 24%. O Walmart tira bom proveito disso: enquanto o tíquete médio das compras em supermercados no país todo é de 19 reais, os nordestinos gastam em média 49 reais nas lojas do Walmart. “O Nordeste é outro Brasil”, afirmou Vasquez. O ritmo de crescimento do Nordeste é maior porque a região ficou estagnada por muito tempo — partiu de um ponto mais baixo na escala do desenvolvimento. “De uma década para cá, sentimos os efeitos de uma série de políticas públicas que aumentaram o emprego e a renda”, disse o governador Eduardo Campos. “Mas ainda temos só 13% do PIB do Brasil, com 28% da população. Para igualar as coisas, precisamos crescer 3 pontos acima da média do país durante ao menos 16 anos.”

A superação do atraso gera muitas oportunidades. Foi o que notou o Banco Gerador, fundado há quatro anos em Pernambuco. Como apenas metade dos nordestinos é servida por bancos, a instituição trabalha justamente para atender quem não tem conta-corrente. Recebe 1,5 milhão de pagamentos de títulos por mês nas 110 lojas Banorte, espécie de rede que oferece a pessoas físicas serviços como microcrédito, empréstimos e seguros. “Não temos a pretensão de competir com os grandes bancos”, afirma Paulo Dalla Nora, presidente do Banco Gerador. Além de atuar com pessoas físicas no Banorte, o Gerador atende pequenas e médias empresas com negócios de até 50 milhões de reais. “Queremos o cliente que os grandes bancos não querem”, diz Dalla Nora. 

A pesquisa do Data Popular aponta que o potencial de vendas no Nordeste, durante os próximos 12 meses, soma 1,2 milhão de imóveis, 1,6 milhão de carros e 1 milhão de motos. O levantamento ainda indicou que os nordestinos estão cada vez mais sofisticados. A região concentra a maior intenção de compra do país em itens como notebooks, smartphones e tablets. Não é à toa que empresas como Samsung e LG têm voltado a atenção para a região. Mas produtos tradicionais, como máquinas de lavar e refrigeradores, ainda são objeto de desejo de muitos lares nordestinos. O mercado regional responde por 22% das vendas de linha branca do país. Isso porque, enquanto 53% dos brasileiros têm uma máquina de lavar, apenas 27% dos nordestinos dispõem do produto. Os micro-ondas estão presentes em apenas um terço das casas. “Há muito espaço para crescer, porque muitas vezes trata-se do primeiro eletrodoméstico da família”, disse João Carlos Brega, presidente da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool. Além da demanda reprimida, Brega acredita que o mercado se manterá aquecido na região porque recentemente o governo federal anunciou 2 bilhões de reais para uma nova linha de financiamento à compra de móveis e eletrodomésticos, destinada aos participantes do programa Minha Casa, Minha Vida. 

A hora é agora

As iniciativas governamentais têm grande participação no aumento de renda da região — a mais beneficiada do país. Em 2013, o Bolsa Família deve repassar 25 bilhões de reais para mais de 13,8 milhões de famílias, metade delas no Nordeste. Na região, quatro em cada dez famílias recebem o benefício social, com valor médio de 152 reais por mês. Com o aumento da renda por meio dos programas sociais, a região viu sua indústria crescer nos últimos anos. Empresas como Fiat, GE, Bauducco e Kimberly-Clark se instalaram ou anunciaram fábricas locais. Para essas companhias, a melhor hora para estar no Nordeste é agora.

Esse também é o caso do Boticário, segundo maior fabricante de cosméticos do país, que vai inaugurar sua primeira fábrica no Nordeste em 2014. Segundo Artur Grynbaum, do Boticário, a unidade em Camaçari, na Grande Salvador, vai dobrar a capacidade produtiva no país. Foram investidos 535 milhões de reais na fábrica e em um centro de distribuição. “As vendas na região crescem acima da média brasileira, na ordem de 15% ao ano, e decidimos nos aproximar mais desse mercado”, diz Grynbaum. Cerca de 30% das 1 081 lojas do grupo estão nas regiões Norte e Nordeste e a nova fábrica vai atender esse mercado. 

Enquanto o Nordeste recebe fábricas de empresas que antes só vendiam por lá, companhias fundadas na região têm saído a campo pelo país. A Alesat Combustíveis ergueu seu negócio atendendo pequenas cidades nordestinas. “São municípios com uma frota crescente”, disse Marcelo Alecrim, presidente da Alesat. “Pessoas que andavam de jegue compraram sua primeira motocicleta e precisam abastecer.” Após ter se tornado a segunda maior distribuidora da região, a Alesat ampliou a cobertura e atualmente o Nordeste representa 25% do faturamento anual de 8,9 bilhões de reais.

No mesmo caminho, o Grupo Três Corações, fundado no Rio Grande do Norte como Santa Clara, há 54 anos, passou de pequena produtora de café a líder de mercado no Nordeste e, recentemente, o primeiro colocado no país todo, com 2,2 bilhões de reais de faturamento. “Com o que aprendemos de logística na nossa região, ganhamos uma vantagem competitiva para atuar em qualquer lugar”, disse Pedro Lima, presidente da Três Corações. A expansão das empresas nordestinas comprova que não é só o Brasil que está de olho no Nordeste. O Nordeste também está de olho no Brasil.

Site sugerido. Escolha o Show e depois #ContrateoMatutur.


Pelo Festa&Shows, você fica por dentro de todos os shows que estão acontecendo nos quatro cantos do estado. Caso se interesse por algum, contrate-nos pelo telefone: (83)86094546.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conhece a agenda cultural de Fortaleza? Dê uma olhada e chame o Matutur para te levar!



Virada do ano – Réveillon 
Fortaleza comemora a virada do ano com a intensidade que merece. Anualmente, o Réveillon popular da cidade, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, que já se consolidou como uma festa democrática, segura e alegre, leva para as areias do Aterro da Praia de Iracema uma já fiel multidão de moradores e visitantes que promove verdadeiras confraternizações coletivas à beira mar. Essa festa, em que já se apresentaram nomes importantes da MPB, como Lulu Santos, Gilberto Gil, Daniella Mercury e Chico Pessoa, também já é descentralizada, recebendo celebrações populares com queima de fogos em vários bairros da cidade.


Janeiro / Fevereiro – Pré-carnaval
O Pré-carnaval de Rua de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. Ocupando as ruas dos diferentes bairros da cidade, valoriza a tradição e leva crianças, jovens, adultos e idosos a brincarem fantasiados, ao som das bandas e charangas de sopros, metais e percussão, que tocam frevos, marchinhas, sambas e ijexás. Manifestação genuinamente do povo, o Pré-carnaval é apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e se caracteriza como uma festa descentralizada e democrática.


Fevereiro / Março – Carnaval 
O Carnaval de Fortaleza, manifestação tradicional e popular apoiada cada vez mais pela Prefeitura, é a festa da alegria e da espontaneidade. Marcado pela diversidade de ritmos e descentralização das ações, a folia se espalha por diferentes pontos referenciais e redutos festivos da cidade, como a av. Domingos Olímpio, tradicional palco do desfile oficial das agremiações carnavalescas (maracatus, escolas de samba, blocos, afoxés, cordões e os sujos) e Praia de Iracema, bairro que concentra o maior número de blocos carnavalescos.


Fevereiro / Março – Festival de Jazz e Blues 
Há 10 anos, o primeiro Festival Jazz & Blues ocorreu na serrana Guaramiranga, com cerca de 6 mil habitantes. Nesse ínterim, o evento expandiu-se para outras cidades no Estado e consolidou-se também em Fortaleza. Hoje, é respeitado e reconhecido em todo o Brasil e mundo afora. Em Fortaleza, ocorre imediatamente após o carnaval, já na quarta-feira de Cinzas – oferecendo jazz, blues, instrumental, MPB e música internacional de qualidade. O site oficial do evento é bastante informativo: www.jazzeblues.com.br


Março – Dia do Maracatu 
Foi criado oficialmente através da lei municipal 5.827/1984, por ser esta a data da libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884), primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888. Neste dia, Fortaleza vê reis e rainhas, balaieiros, índios, calunga, preta e preto velhos, negro do incenso, orixás desfilando pelas ruas da cidade ao som da batida dolente do Maracatu Cearense.


Abril – Aniversário de Fortaleza 
A cada dia 13 de abril, a Prefeitura Municipal comemora o aniversário da cidade presenteando os cidadãos e cidadãs com grandes shows musicais – um elogio à diversidade cultural e à história do nosso povo. A celebração se estende por todo o mês de abril, quando diversas atividades culturais e sociais colocam o fortalezense em primeiro lugar numa pauta política que prioriza as pessoas. Artistas cearenses como Ednardo e Fagner, ou de renome nacional como Monobloco e o rei Roberto Carlos, já saudaram essa festa que, a cada ano, ganha novidades.


Junho – Arraiá da Cidade 
Grande festa de São João realizada na Praça do Ferreira. O Arraiá da Cidade tem programação diversificada com participações de grupos de danças e repentistas, apresentações de quadrilhas adultas e infantis, barracas de comidas típicas e de artesanato e estandes com a apresentação de simpatias casamenteiras, brincadeiras e jogos. O evento reúne cerca de 40 mil pessoas por edição e acontece desde 2006. Cada noite é encerrada com um show musical: Nando Cordel, Waldonys, Chico Pessoa, Zé de Manu e Messias Holanda já passaram pelo palco do Arraiá da Cidade.


Junho – Parada pela Diversidade Sexual do Ceará 
Realizada sempre no último domingo de junho, já é a 2ª maior do País (atrás apenas da cidade de São Paulo). O evento reúne milhares de fortalezenses e turistas na avenida Beira Mar, um dos cartões postais de Fortaleza.


Julho – Fortal 
A maior micareta do Brasil já atingiu a maioridade. A festa é tradicional no último final de semana do mês de julho, quando as mais variadas tribos encontram-se no Fortal. A folia ocorre na Cidade Fortal – que oferece estrutura de grande porte, composta de ambientes diferenciados. Uma cidade cenográfica de fácil acesso, com esquemas especiais de transporte para turistas e fortalezenses. Site oficial: www.fortal.com.br


Julho / Dezembro – Fortaleza em Férias
Série de atividades esportivas, artísticas e de diversão promovida pela Prefeitura durante as férias escolares, envolvendo apresentações na Praia de Iracema, Anfiteatro da Volta da Jurema, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco e em 15 outros bairros da cidade. Mais informações: www.fortaleza.ce.gov.br


Outubro – Ceará Music
No início, há quase 10 anos, o Ceará Music significava a transformação de Fortaleza na capital nacional do rock. Com o passar dos anos, a festa foi se ampliando e atraindo outros artistas, além de turistas que visitam a cidade com a intenção primeira de participar do festival. Nas oito edições do Ceará Music, o público já conferiu atrações de vários estilos, como Titãs, Biquíni Cavadão, Vanessa da Mata, Armandinho, Skank, Engenheiros do Hawai, Los Hermanos, Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso, Pato Fu, Cidade Negra, Ana Carolina e Fernanda Abreu. O festival também reúne espaços alternativos.


Dezembro / Janeiro – Ceará Natal de Luz 
A programação gratuita que movimenta a cidade durante os meses de novembro e dezembro é promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e apoiada pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). É quando Fortaleza se transforma na cidade da luz, com decorações natalinas espalhadas por toda a cidade. Um dos pontos de maior emoção é a chegada do Papai Noel à Praça do Ferreira (Centro), de helicóptero, e a apresentação diária de um coral natalino de crianças nas janelas do antigo prédio do Excelsior Hotel. Também emociona a árvore de Natal sempre montada na Praça Portugal (um logradouro em formato circular no bairro Aldeota) e que já é a 3ª maior árvore de Natal do Brasil.

Veja mais no site: VemPraFortaleza

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Muro de Escaladas outdoor é o novo atrativo do Mussulo Resort by Mantra.



Localizado na Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba, o Mussulo Resort by Mantra conta com um novo atrativo de lazer – muro de escaldas outdoor. O simulador de Montanhismo tem 6,40 metros de altura e faz parte do roteiro de atividades oferecido pelos recreadores do resort. Com níveis de dificuldades estipulados pelas agarras artificiais que simulam as faces rochosas, o atrativo oferece o máximo de segurança através do monitoramento, equipamento especializado e pontos de proteção que garantem a integridade de seus usuários.

“Optamos pelo muro de escaladas, pois o esporte exige determinação, concentração, força e flexibilidade. Nosso objetivo é proporcionar aos hóspedes atividades saudáveis aliadas a momentos de lazer”, conta a gerente Geral do Mussulo by Mantra, Margareth Ausier.

O novo atrativo é indicado para adultos e crianças a partir de 07 anos de idade e está aberto todas as terças-feiras, quintas-feiras e sábados, das 15h30 às 17h30.

Fonte: Turismo em Foco

#Publicidade! O Matutur te leva onde você quiser!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Viagens pelo Nordeste. Conheça Bananeiras!


As fotos são de Araujo Carlos postadas no site Skyscrapercity. Confira o link da página original no final do post!

Bananeiras é um município brasileiro do estado da Paraíba fundada em 16 de outubro de 1879 . De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2006 sua população era estimada em 20.814 habitantes distribuídos em uma área territorial de 258 km². Localizada na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 141 km de João Pessoa, 150 km de Natal e a 70 km de Campina Grande. A região foi primeiramente produtora de cana-de-açúcar e depois de café. Em 1852, a produção cafeeira chegou a ser a maior da Paraíba e a segunda do Nordeste. Isto tornou a cidade uma das mais ricas daquela região, riqueza esta expressa na arquitetura de seus casarões.A ferrovia foi inaugurada em 22 de setembro de 1922, após a construção do túnel da Serra da Viração, no governo de Solon de Lucena. Por esta época, uma praga dizimou as plantações de café.
















Quer ver mais fotos? Acesse: www.skyscrapercity.com